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segunda-feira, 15 de junho de 2020

9- EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Emoções 

As emoções são estados mentais que causam mudanças no organismo em resposta aos eventos ocorridos no ambiente, auxiliando em nossa capacidade de adaptação.

De acordo com Damásio 1999, as emoções são processos cerebrais, onde o cérebro é induzido por uma cena ou situação real, provocando alterações no corpo. Quando sentimos a emoção, ou seja, nos damos conta dela, o cérebro vai registrar essas alterações.

 

 

A emoção caracteriza-se por um substrato neural que organiza a percepção (experiência) e a resposta (expressão) emocional. As emoções são fundamentais para que possamos reagir aos estímulos externos aos quais somos submetidos, adequando o nosso comportamento, e para que consigamos manter a nossa sobrevivência. Através destas reações, conseguimos tomar atitudes mais apropriadas para cada situação.

Conforme Ekman 1973, as emoções básicas ou primárias são consideradas inatas ou não-aprendidas e comuns a todos os indivíduos da nossa espécie. De acordo com seus estudos, há 6 tipos universais de expressão facial: Raiva, Nojo, Medo, Tristeza, Surpresa e Alegria (felicidade).


 As emoções atendem funções cognitivas, como memória e atenção, e podem também fortalecer os relacionamentos interpessoais.

Na ilustração abaixo, o diretor do filme Divertidamente da Pixar, relaciona as emoções do filme com o seu dia a dia.


Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/06/divertida-mente-estreia-essa-semana-e-analisamos-emocoes-que-inspiraram-animacao.html

Link: https://www.youtube.com/watch?v=wmLnPulXlNw

 


Processamento Emocional

Abaixo, podemos relacionar cada emoção aos seguintes fatores: Estímulos, Efeitos e Consequências:

 

 Ainda podemos citar as emoções secundárias, que são consideradas mais complexas, como por exemplo, o que em uma criança é percebido como “raiva”, para os adultos se desdobra em irritação, inveja, ódio, zanga ou rancor. As emoções secundárias, podem ser influenciadas por fatores culturais, experiências prévias ou ainda pelas gerações anteriores. Veja abaixo alguns exemplos:

F Díades Primárias: Alegria + Aceitação = Amizade / Medo + Surpresa = Susto

F Díades Secundárias: Alegria + Medo = Culpa / Tristeza + Raiva = Mau humor

F Díades Terciárias: Alegria + Surpresa = Deleite / Expectativa + Medo = Ansiedade

As emoções são elaboradas no sistema nervoso autônomo, onde podemos perceber principalmente o medo e a raiva que nos levam para a ideia de luta ou fuga, onde podem acionar o sistema simpático ou parassimpático.

O sistema nervoso simpático prepara o organismo para situações de estresse ou emergência, neste caso de luta ou fuga, ou seja, quando precisamos gastar energia. Já o sistema parassimpático é o responsável por controlar os processos do corpo durante situações comuns, como por exemplo o processo de digestão

 

O desenho acima, ilustra o funcionamento de cada sistema em nosso organismo, sendo o acionamento do sistema autônomo simpático a maior expressão de emoção que o ser humano possui, pois ele impulsiona a atividade cerebral.

De acordo com Neves Neto, A. 2008, o padrão de atividade psicofisiológica pode ajudar a diferenciar entre estados emocionais, como por exemplo, a fúria está associada ao aumento da pressão diastólica, enquanto o medo está relacionado ao aumento do ritmo respiratório.

Existem diferentes teorias sobre as emoções, vamos citar aqui duas delas, conforme abaixo:

F Teoria de James – Lange 1884 (William James e Carl Lange)

De acordo com essa teoria as emoções dependem das reações corporais e são experienciadas a partir da percepção das alterações fisiológicas do organismo. São interligadas.

F Teoria de Cannon – Bard 1927 (Walter Cannon)

Nesta teoria, a resposta emocional é processada pelo encéfalo ao mesmo tempo em que são geradas a ativação corporal e a experiência da emoção. São independentes.

Para Gazzaniga e Heatherton 2005, as emoções consistem em três componentes: experiências subjetivas, mudanças físicas e avaliação cognitiva (crenças). As expressões faciais oferecem muitas pistas sobre se nosso comportamento está agrando a outra pessoa, onde podemos ser aceitos ou rejeitados.

De acordo com Watson, Clark & Tellegen, as emoções estão associadas às respostas neuroquímicas, logo, quanto mais positiva for a emoção (afeto), aumenta a produção de dopamina no cérebro. Porém, quando o afeto for mais negativo, como a raiva e o medo, por exemplo, há o aumento na produção de noradrenalina. Alguns estudos apontam que as pessoas que possuem lesões no cérebro, ficam com dificuldades para a transmissão dessas mensagens, e, partir destas deficiências podem surgir outros problemas, como a depressão e outras doenças.

A emoção é uma forma de avaliação do mundo externo.

 

Emoções e Sentimentos

 

Emoção e sentimento embora estejam interligados, não são a mesma coisa. A emoção é a reação do cérebro a um estímulo ambiental e o sentimento é o resultado de uma experiência emocional. O quadro abaixo ilustra as principais diferenças:

 

Assista também o vídeo com um breve resumo sobre o conteúdo:

 Referências:

Manual de psicologia cognitiva [recurso eletrônico] / Michael W. Eysenck, Mark T. Keane; 7. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017.

9.1 - Infográfico Sobre Emoções e sentimentos:




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